sábado, 24 de novembro de 2007

Posada - Biografia


O gravurista José Guadalupe Posada foi um dos maiores e mais influentes nomes que defenderam a democratização da arte. Considerado por diversos autores como o verdadeiro artista do povo e percussor do movimento mexicano nacionalista das artes plásticas.

Nasceu no dia 2 de fevereiro de 1852, na cidade de Aguascalientes, México, trabalhou na editora do escritor Irineo Paz, desenvolvendo muitas publicações, como: La Patria Ilustrada, Revista del México, El Ahuizote e Nuevo Siglo, fazendo desenhos e gravuras

Posada conheceu Antonio Vanegas Arroyo e seu filho Blas, e juntos fundaram os jornais El Centavo Perdido, El Teatro, La Gaceta Callejera e La Cacera, participando também de outros de oposição ao Governo como “El hijo del Ahizote”, “Argos” e “El Fandango”

Famoso por seus desenhos e gravuras sobre a morte, suas caricaturas políticas, interpretações da vida cotidiana e por adaptar outras técnicas de gravura ao seu trabalho, num contexto de 80% de analfabetismo.

Seu trabalho mostra um perfeito panorama da sociedade mexicana, que através dela é possível identificar os impactos da revolução nas mais baixas camadas sociais da população. Através de uma linguagem pictórica e de fácil interpretação

Posada sempre esteve a serviço do povo, por meio de uma linguagem de fácil interpretação tornava os acontecimentos relatados nos periódicos acessíveis até mesmo para a população não alfabetizada, que correspondia a 80% dos mexicanos, entre eles camponeses e operários

O auge de sua produção aconteceu no período de reeleição do ditador Porfírio Diaz até o final de seu mandato e ascensão do líder revolucionário Francisco Madero, foi nesse período que modificou suas antigas técnicas para trabalhar mais intensamente nos periódicos da “imprensa barata”. A maioria desses materiais eram em oposição ao regime porfirista e ao clero corrupto.

José de la Cruz Porfirio Díaz Mory, se tornou presidente pela primeira vez em1876, realizou mudanças constitucionais para eliminar a reeleição. Em 1880 foi eleito presidente Manuel González (amigo de Porfirio Díaz), que ajudou a realizar as reformas pertinentes para poder reeleger-se. Durante este período desempenhou um cargo no gabinete de Manuel González e depois foi governador da cidade de Oaxaca.

Graças às reformas feitas à Constituição de 1857, manteve-se no poder de 1884 a 1911. Governou o país ajudado por um grupo de políticos e intelectuais, denominados pelo povo como "científicos", por utilizarem métodos científicos para a administração do governo.

Desenvolveu a indústria, o comércio e o transporte a custo de uma dependência das potências estrangeiras, como o traçado das principais linhas férreas, das zonas mineiras aos portos.

Com a queda do apoio popular ao seu governo, foi forçado a renunciar em 25 de Maio de 1911.

Seu trabalho foi redescoberto uma década mais tarde por Jean Charlot e por outros artistas do muralismo e da oficina de gráfica popular. Suas obras se estenderam e foram reconhecidas fora das fronteiras do México, ganhando a Europa e toda América latina através da influência que representou para os muralistas.

Muralismo, pintura mural ou parietal é a pintura executada sobre uma parede, quer diretamente na sua superfície, como num afresco, quer num painel montado numa exposição permanente. Ela difere de todas as outras formas de arte pictórica por estar profundamente vinculada à arquitetura, podendo explorar o caráter plano de uma parede ou criar o efeito de uma nova área de espaço.

No México, a tradição milenar da pintura mural, também praticada por algumas culturas pré-colombianas, ressurgiu nas primeiras décadas do século XX, coincidindo com o movimento revolucionário. Os artistas da época viram no muralismo o melhor caminho para plasmar suas idéias sobre uma arte nacional popular e engajada).

Oficina de gráfica popular, movimento que representou diretamente o resgate de seus objetivos e exerceu forte influencia na criação de diversas oficinas de gravura em toda América Latina.

Para todos os seus sucessores o trabalho de Posada representou raízes sólidas de uma identidade cultural mexicana e postura política.

As tentativas de gravação do metal em alto relevo resultaram, em meados de 1850, na descoberta da Zincografia por Firmin Gillot. Está técnica foi uma evolução, pois permitia a reprodução com uma maior precisão de linhas detalhadas ou áreas chapadas.

A primeira técnica utilizada por Posada foi a litografia, iniciada em sua cidade natal Aguascalientes, aos dezenove. Trabalhou como litógrafo na imprensa de José Trinidad Pedroza que publicava um periódico chamado, El Jicote (1871).

Descoberta no final do século XVIII por Aloys Senefelder, dramaturgo da Bavária, que buscava um meio econômico de imprimir suas peças de teatro. A litografia é um método de impressão realizado a partir de imagem desenhada sobre uma base, em geral de calcário especial, conhecida como "pedra litográfica". Depois de desenhar com materiais gordurosos (lápis, bastão, pasta etc.), a pedra é tratada com soluções químicas e água, que fixam as áreas oleosas do desenho sobre a superfície. A impressão da imagem é obtida por meio de uma prensa que desliza sobre o papel

A zincografia consiste em desenhar sobre uma lâmina de zinco com uma tinta especial, para depois aprofundar os brancos com um banho de ácido. O banho de ácido transforma o desenho em clichê, pronto para ser impresso. A zincografia permite a utilização de recursos como luz e sombra, e meios tons, com a vantagem de que a matriz fica pronta para a impressão rapidamente. Posada foi o primeiro a cultivar a zincografia no México, com a qual foi possível ampliar a reprodução de suas notáveis obras

Posada e Trinidad Pedroza foram para a cidade de León em Guanajato, onde em sociedade montaram uma imprensa. Ali, em meio ao crescimento dos comércios e das indústrias, produziram anúncios, diplomas, embalagens e imagens religiosas. Em 1876, Posada e Trinidad Pedroza, romperam com a sociedade e Posada acabou se tornando o único dono da imprensa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!