sábado, 24 de novembro de 2007

Guerrilha – Miguel Hidalgo y Costilla Padre de la Independência


Em 16 de setembro de 1810, Padre Miguel Hidalgo passava por um período de pressão pelo governo central e decidiu proclamar independência, pois os planos independentistas tinham sido descobertos. Seu grito: “Viva a Virgem de Guadalupe! Morte ao mau governo! Viva Fernando VII!”, conhecido como o “Grito de Dolores” foi um pedido de luta contra os espanhóis.

Com isso, um gigantesco exército que apoiava Hidalgo se motivou e foi à luta, contando com o sucesso adiantado. Eram cerca de 300 homens, e em pouco tempo chegaram aos 30 mil, incluindo mulheres e crianças. Na medida em que aconteciam esses fatos, Posada não deixava de informar e transmitir essas mensagens ao povo através de suas gravuras.

Padre Hidalgo foi o comandante desse exército, avançou territórios e fuzilou qualquer europeu que encontrasse em seu caminho, mas em meio à guerra acabaram sofrendo algumas derrotas. Mais tarde, o padre foi afastado de seu cargo, chegando a ser capturado e posteriormente executado.

Podemos notar a grande admiração e respeito que o povo mexicano tinha e continua tendo até hoje, com a pessoa de Padre Miguel Hidalgo. Isso também é refletido na obra “Miguel Hidalgo y Costilla Padre de la Independência” de Posada, que descreve a execução de Hidalgo, pedindo para ser fuzilado de frente e que atirassem em sua mão direita encontrada sobre seu peito, demonstrando seu patriotismo acima de tudo. Foram precisas duas seqüências de disparos e um tiro de misericórdia para acabar com sua vida.

FIGURA: Miguel Hidalgo y Costilla Padre de la Independencia.
FONTE: THE UNIVERSITY OF HAWAI’I SYSTEM, on-line.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isto é a Biografia do Padre Miguel Higalgo ??